27 de maio de 2011

Anarco visita ao Museu do Índio


Museu Dom Bosco
No dia do Museu, 18 de Maio de 2011, os acadêmicos de História Hugo e Kenia visitaram o Museu Dom Bosco, que é divido em Museu do Índio e Museu Natural. Lembrando que o período que compreendeu de 16 a 22 de Maio de 2011 foi a 9º Semana de Museus.

O Museu do Índio é rico desde a entrada, na qual estão presentes antigas imagens, placas, utensílios do antigo prédio do museu, revigorando a memória do Museu Dom Bosco. Depois nos deparamos com um acervo arqueológico, onde estão presentes cerâmicas, conchas, batedores, machadinhos, lascas, colares, agulhas, aros e outros diversos artefatos, imitando um sítio arqueológico. O Museu é dividido em vários povos: Povos Xavantes, Povos do Rio Uaupés, Povos Karajás, Povos Bororo e Povos do Estado de Mato Grosso do Sul.

No acervo dos Povos Xavantes há peles, vestes, brincos, colares, bolsas, cestos, cocares, berços, entre outros objetos da cultura material dos Xavantes, além de no local, estes utensílios, estarem disposto em um espiral, o “espiral da cura”. Povos do Mato Grosso do Sul são ocas metálicas que abrigam tambores, vasos Kadwéu, cerâmica Terena, redes, arcos, flechas e saias.
Povos Xavantes
Peças Arqueológicas

Para o espaço dos Povos do Rio Uaupés, temos a sensação de estarmos serpenteados por rio, pois é essa a impressão que o museu quer causar. Há a presença de canoas, panelas, flautas, chocalhos, bonecos do rito fúnebre, armas, redes de pesca, representação de espíritos clânicos, cocares, machados, tapetes e redes. Na região, Povos Karajás, temos cocares diversos em tamanho e cor, bonecas, armas, tangas, brincos e artigos da plumária. Além desses espaços, há também uma área de vídeos interativos, na sessão dos Povos  Karajás e Xavantes e do magnífico acervo de cocares e objetos diversos dos Povos Bororo.
Povos do Rio Uaupés
Cocares Bororo

O relato aqui concluído, pelo Acadêmico do Curso de História Hugo Cezar F. Gondim, é superficial ao que o Museu oferece.

Cocar Karajá


O Museu do Índio fica no Parque das Nações Indígenas, na região do Parque denominada “Museus”, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no mesmo edifício do Museu Dom Bosco.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dexie seu comentário a respeito da postagem!