15 de agosto de 2010

Anarco-estudantes da Geraldo Garcia levaram ao desfile de aniversário de Aquidauana a história do contato entre os Terena e a sociedade envolvente




No desfile do aniversário da cidade de Aquidauana, a Escola Estadual Geraldo Garcia organizou um desfile cuja temática era a história do contato dos Terena com a sociedade envovolvente. Neste sentido o primeiro grupo de estudantes mostrava a condição dos Terena antes do contato, com suas tradições e modo de vida ainda originalmente estabelecidos. Em seguida um outro grupo mostrou alguns dos problemas que a comunidade indígena sofreu a partir de uma série de estratégias equivocadas que os colocaram em situações de risco social, como o problema do alcoolismo, tabagismo e o preconceito, dentre outros. Em seguida um pelotão mostrou as conquistas dos Terena em vários campos o que demonstra a capacidade deste povo em sair de situações difíceis através da educação, da conscientização de sua contribuição além da luta pelos seus direitos irrevogáveis. Os “anarco-estudantes” da Geraldo Garcia demonstraram bastante entusiasmo durante o desfile. 
EXPEDIÇÕES
Entre os estudantes da Geraldo Garcia é grande a expectativa em torno da próxima expedição Anarco Pedagógico Atemporal a qual os levará a conhecer a área da nascente do Córrego João Dias onde, onde dentre outras atividades, será feita a comparação da qualidade da água do córrego na cidade face a da região da montante. Também estão sendo confeccionados os primeiros certificados de participação nas duas primeiras expedições do ano, sendo a primeira ao Sítio CERA  e a segunda ao Sítio Arqueológico Córrego das Antas. Os documetnos são emitidos pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul uma vez que o projeto agora é uma das atividades de extensão universitária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dexie seu comentário a respeito da postagem!